Na sexta passada, aconteceu na sala 8 do cinema do Shopping
Iguatemi, o 5º seminário de
negócios de moda do nordeste (MAXIMODA). Mantendo a tradição das edições anteriores, o evento teve palestrantes de peso no mercado da
moda e muita gente fashion. Agora confira o que rolou no maximoda 2012:
A primeira palestra do evento foi de Daniel Funis da
Farfetch.com, falando sobre o crescimento e a impostância do
E-commerce no Brasil e no mundo. Pra se ter uma ideia, em 2009 as compras
pela internet, principalmente as de moda, somavam uma quantia considerável e
permaneciam em 29ª colocação no total de vendas. Mas, no ano passado pulou para
a 2ª posição.
"A moda é relevante no e-commerce"
De acordo com Daniel, o “e-commerce chegou tarde no Brasil por falta de investimento” e inovação. Porém, hoje o Brasil tem como pilar das compras online a Farfetch (responsável pelo boom deste segmento aqui), que tem dois milhões e meio de acessos de todas as partes do mundo e tem parcerias com grandes grifes e boutiques que não dava para imaginar atuando no Brasil.
Ele também destacou
a grande quantidade de compras em roupas
feitas pelo iPad e algumas tendências online, tais como: curadoria social (seleção de informações), on e off (vender online e em lojas), novos modelos de negócio, um bom exemplo é o moda operandi, que vende as coleções após os desfiles com descontos. Mas, para Daniel “as lojas nunca serão extintas, mas agregadas ao e-commerce”.
Em seguida, foi a vez de Flávio Rocha, CEO
da Riachuelo, considerada uma das maiores empresas (ou talvez a maior) de Fast
Fashion do Brasil. Flávio contou um pouco da história da rede que já tem 65 anos no
mercado e para ele "a Riachuelo é a apple da moda". Também falou sobre a expansão da Riachuelo, contando que
nos próximos quatro anos a marca crescerá mais do que em 65 anos de existência. Apesar disso, falou: “Não temos planos para o exterior pois ainda há muito espaço no Brasil para ser conquistado.”
"A moda representa a autoestima"
Também disse que o mercado Fast Fashion continua em grande crescimento, e que a Riachuelo hoje, tem uma produção totalmente integrada, desde o desenvolvimento do fio até a entrega do produto nas lojas. Ele destacou que a missão da rede é “dar a todos o acesso a bons produtos com baixo custo e boa qualidade” e ainda que não vale a pena vender barato diminuindo a qualidade.
"A Riachuelo é a apple da moda"
Durante sua apresentação ainda resaltou a importância da produção focada na sustentabilidade do planeta, um modelo a ser copiado por outras empresas do segmento e que se deve criar para o consumidor de baixa renda como se cria para a classe A. Ao finalizar sua apresentação disse que hoje os produtos da Riachuelo de fato representam o Fast Fashion, pois demoram cerca de 10 dias para estarem prontos para o consumidor.Que exemplo!
Após o almoço, tivemos a palestra mais divertida do dia a de Rony Meisler da marca Reserva. Desbocado e muito inteligente, ele começou dizendo: “Coloque a
bundinha de fora”. Segundo Rony, o "Brasil é o ambiente mais hóstil para os negócios" e que "ser amigo do cliente é marketing". Ele disse que não vende moda, não vende apenas roupas, e
sim lifestyle com a cara do cliente.
"A Reserva é uma marca que quer ser
amiga do consumidor e quer que ele se identifique com ela"
Também relatou a importância da verdade, amizade e respeito. Rony destacou que a relação “um a um”
com o cliente é fundamental para o sucesso. A Reserva reinventou o básico e na marca existe envolvimento emocional em cada peça, por
isso, ela conseguiu tanto impacto em
pouquíssimo tempo. Sua
dica final foi: “coloque o coração no produto final, no conceito, na passarela, na
campanha ou em qualquer direção da marca. Só não perca o tesão NUNCA!”
E finalizando o evento, tivemos a palestra do “Enfant Terrible” Pedro Lourenço. O termo significa uma “criança terrível”, mas pode ser usado quando uma
pessoa é vanguardista, inovadora, tem suceso sem ter um
trabalho ortodoxo, exatamente como Pedro. Que fez seu primeiro
desfile aos 12 anos, na época era apenas experimentação, ele disse que não
se preocupava com os negócios. Hoje, ele participa de todos as etapasde produção das
coleções, até a forma sua divulgação nas mídias
sociais.
"A prática é mais importante que a teoria"
Pedro que já ganhou a indústria fashion nacional e até Paris, não teve formação acadêmica e atribue parte de seu sucesso ao Networking! “Faça amigos, não deixe oportunidades passarem em branco, estude e sim, faça amigos mesmo”. Mas, não podemos esquecer que Pedro é muito talentoso, tem a moda no sangue e hoje não é lembrado apenas como filho de Glória e Reinaldo, e sim como um estilista inovador e bem sucedido, apesar da pouca idade.
Palestrantes e organizadores
Meu Look...
E para este
evento tão fashion, escolhi um look com um mix de tendências. Para
compor o visual, usei um blazer pink, cor super em alta e que deixa o
look bem divertido, também usei uma camisa com star print (um dos hits
desse ano) e o velho e básico jeans. E para finalizar a produção optei um sapato animal print, um dos meus favoritos! O que acharam?
arrasou, como sempre, né PATI! Impressão minha ou a calça tem uns detalhes, uma estampa ou lavagem diferente?
ResponderExcluirhttp://luoucuras.blogspot.com
Obrigada! Tem uma lavagem diferente mesmo, como se fosse manchas.
ResponderExcluirAdorei a matéria. Parabéns.
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