Esta semana fiz mais uma gravação para o programa Estilo e você, e a pauta desta semana foi etiqueta no trabalho. Então, resolvi fazer um post com todas as dicas que apresentei, confira!
Muita
gente não sabe, mas, o sucesso no mercado de trabalho vai além do
desenvolvimento das capacidades técnicas e profissionais, existe um
pré-requisito básico que pode dá uma guinada na sua carreira, são as
habilidades sociais. A etiqueta no trabalho vai além de saber se vestir bem e
ser pontual. O protocolo ajuda a proteger a sua reputação e a da empresa.
É importante lembrar que a vida profissional exige um comportamento correto em várias situações e que disso pode depender o seu emprego! Portanto, por mais liberal que seja o seu ambiente de trabalho, existem normas de comportamento que não devem ser quebradas, para não correr o risco de queimar seu filme diante dos seus colegas e, até mesmo ser demitido.
É importante lembrar que a vida profissional exige um comportamento correto em várias situações e que disso pode depender o seu emprego! Portanto, por mais liberal que seja o seu ambiente de trabalho, existem normas de comportamento que não devem ser quebradas, para não correr o risco de queimar seu filme diante dos seus colegas e, até mesmo ser demitido.
Muitos
acham que bater longos papos ao telefone com a melhor amiga, brincar com os
colegas, usar minissaia no calor e fazer um lanchinho no meio da tarde, são
hábitos inofensivos, não? Nem sempre, principalmente quando o lugar escolhido é
a empresa que você trabalha. E como a maioria de nós passa grande parte do dia
nesse tipo de ambiente, é natural que a informalidade tome conta das situações e
acabe nos fazendo esquecer dessas tal regrinhas básicas, cuja a função também é
levar qualidade para os serviços e produtos da empresa. E quando você se adéqua
a elas, mostra que está comprometido e preparado para o mercado de trabalho.
Agora, para evitar problemas na nossa rotina de trabalho, vamos conhecer alguns tipos grosseiros que estão sempre presentes em qualquer empresa:
A cheirosa
As
mulheres costumam se encaixar nesse tipo! São aquelas que se entopem daquele
perfume francês caríssimo e avisam sobre sua chegada muito antes de elas
colocarem os pés no escritório! O contrário ou seja, pessoas com pouco higiene pessoal
também é terrível!
O
mala-sem-alça
Aquele com astral de urubu, que sempre está dizendo que não vai dá certo e que adora dá notícias ruins!
O Sr. Testosterona
Metido
a galã e canta todo mundo no escritório!
O
nervosinho
Perde
a calma com facilidade, não tem paciência com ninguém, mas quer que todos
entendam seus problemas.
Se você se identificou
com algum desses tipos, cuidado! Além disso, também é considerado falta de
etiqueta no trabalho:
- Falar e escrever errado, pois mostra o seu despreparo profissional;
- Fazer refeições na mesa de trabalho;
- Usar o telefone fixo para assuntos pessoais;
- Deixar o celular tocando desesperadamente durante o expediente, principalmente com aqueles toques extravagantes;
- Fazer piadas, fofocas, contar segredos ou ficar falando de assuntos íntimos com todo mundo;
- Ser flagrado por câmeras de segurança fazendo algo que não é permitido;
- Não saber trabalhar em equipe.
- Saiba usar e-mail, não mande piadas, correntes e simpatias para seus contatos! Responda todos eles em até 48hs. Em relação as redes sociais, evite postagens que possam comprometer sua imagem e não passe o dia todo perturbando seus amigos com conversas vazias!
E aí, gostaram das dicas?
nossa, adorei as dicas e realmente temos que tomar cuidado com a etiqueta no trabalho mesmo!!
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