domingo, 26 de maio de 2013

Entrevista com Claúdia Matarazzo

Na última quarta, Cláudia Matarazzo, ex-chefe do cerimonial do ex-governador José Serra participou de um talk show e autografou seu novo livro "Gafes no Palácio - Micos e saias justas nos bastidores do Poder", na loja Galpão D. A jornalista, que também é especialista em etiqueta social, ainda participou da 10ª Edição do Encontro de Mulheres Pague Menos.Durante o lançamento de seu livro, o nosso blog aproveitou para bater um papo rápido com Cláudia, confira:
PATRICIA PORTO - Você acaba de lançar o livro "Gafes no Palácio - Micos e saias justas nos bastidores do Poder, me fale sobre esse trabalho?
CLÁUDIA MATARAZZO - O livro relata as memórias dos 7 anos que passei como chefe de cerimonial do governo de São Paulo. Não tanto pelas minhas memórias, mas porque o Brasil agora vai entrar em momento onde se vai falar muito de cerimonial, por causa das copa das confederações, copa do mundo, olimpíadas, todos mega eventos que exigem planejamento e protocolo. Exigem saber receber chefes de Estado, delegações...Então, eu achei que era interessante partilhar as minhas experiências no governo de SP, que é um estado com movimentação de país, com outros cerimonialistas. O livro conta casos engraçados, curiosos de como conseguíamos administrar esses bastidores do cerimonial, tanto que o subtítulo é Micos e saias justas nos bastidores do Poder. Mas, na verdade são micos nossos, do cerimonial que tinha que preservar as autoridades de garfes.

PP - O Brasil é conhecido por quebrar protocolos e regras de etiqueta, como você acha que o nós estamos hoje, em relação à etiqueta?
CM - Acho que o brasileiro está muito mais atento hoje, eu percebo muito claramente isso. Pois, eu falo sobre isso a 20 anos e sempre houve uma preocupação em receber bem, não decepcionar o outro. E agora, as pessoas estão mais antenadas em relação ao evento, ao planejamento e perceberam que isto é um mercado e não apenas, uma forma de se viver em sociedade.

PP - Na sua opinião, o que é ser elegante hoje?
CM - Eu acho que elegância passa por discrição, que é uma coisa que ninguém mais entende hoje, esse conceito da discrição. Afinal, estamos na era do eu vou postar, eu vou fotografar, eu vou instagrar...As pessoas não preservam mais a privacidade. Elas não entendem mais a razão de se ter privacidade. Hoje, tudo as pessoas falam, e isso é uma coisa que a médio prazo é muito nocivo! Uma pessoa verdadeiramente elegante, ela sabe o que pode falar e para quem pode falar, também sabe como agir. Você nunca vê uma pessoa verdadeiramente elegante, estabanada, falastrona ou gargalhando alto. Então, eu acho que a elegância passa pela discrição e claro, por outras qualidades.

PP - Que dica você daria, para um profissional que quer ter uma boa imagem no mercado de trabalho?
CM - A dica principal é que a falta de tempo é extremamente deselegante! Hoje, ele precisa resgatar o próprio tempo. Isso é muito sério, porque as pessoas acham que tem que viver correndo atrás do relógio. A verdade é que não precisamos fazer tudo, de responder a todos os e-mails, de ir a tudo. Então,você tem que saber priorizar...aprenda a  ter um tempo para você e principalmente, a se desconectar por pelo menos 1 hora por dia. Porque, é nessa hora que vai entrar em contato com as coisa que quer fazer, que realmente gosta e quer ter. Isso feito todo dia, só vai te beneficiar, porque você vai ficar mais calmo, mais criativo, mais sereno e tudo vai andar melhor!

PP - E qual é dica para receber bem?
CM - Primeiro mostre que tem prazer em receber as pessoas, não pode mostrar preocupação. O anfitrião mostra prazer, afinal é uma festa, ela não deve pesar. E planejamento, porque não tem evento, seja ele pequeno ou grande que resista ao mau planejamento. Você tem que saber que roteiro vai seguir naquele evento.

PP - Você já tem planos para um outro livro ou para outros projetos nesse ano?
CM - No segundo semestre vai sair "o amor sem frescura", que é um guia de etiqueta à dois. Acabei e estou entregando essa semana.
Quero a agradecer à Cláudia Matarazzo, pela a entrevista e a loja Shalaka, que me vestiu para o evento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...