sábado, 11 de dezembro de 2010

ESTILO VINTAGE

O vintage continua na moda, e isso não é novidade. Ele surgiu entre as décadas de 60 e 70, e hoje simplesmente se transformou em um boom. Ainda é uma novidade entre os brasileiros, mas já é comum para o resto do mundo. O interessante do vintage é que ele agrega uma identidade única ao look, por usar peças que ninguém mais tem, pessoalmente eu amo isso!
Mas uma coisa precisa ficar bem claro que o estilo vintage não é qualquer peça de alguma década passada, o estilo vintage refere-se ao melhor de cada década em todas as categorias, aquilo que foi referência em determinada década, normalmente em moda quando falamos no estilo vintage trata-se dos anos 20 até a década de 80.
No brechó se acha de tudo um pouco, basta garimpar...
O primeiro passo é escolher uma época com a qual se identifique. E os brechós são a melhor ferramenta para quem quer aderir ao estilo. Mas é preciso ter paciência para garimpar peças que podem ser preciosas para dar uma diferenciada no visual.
Dos anos 20, por exemplo, vêm os vestidos com a cintura bem rebaixada com comprimento pelos joelhos, as pérolas à la Chanel e tudo o que remete à estilista, entre outros elementos. Dos anos 40 pode-se tirar os decotes avantajados e a sensualidade e o glamour das grandes musas de Hollywood. Dos anos 50, as cinturas bem marcadas, calças cigarrette e saias godê. Já da década de 60, os vestidos justinhos e curtos e a silhueta A são elementos bem marcantes. Da década de 70, saias longas, estampas florais e tudo que remeta ao estilo hippie ou étnico. Os anos 80 trazem uma variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons de neon, ao punk e outras vertentes do rock. Não é difícil descobrir que tipo de elemento pode-se buscar; nada que um pouco de pesquisa não resolva.
As roupas clássicas de determinadas épocas, muitas vezes não se encaixam em qualquer ocasião. Com muito cuidado pode-se usar um vestido vintage em uma festa elegante, por exemplo. Muitas desses artigos clássicos são mais adequados para compor looks mais casuais, que podem ser utilizados no dia-a-dia. O importante é saber adequar a peça vintage ao resto do conjunto.

Segundo os especialistas em moda e personal styles o segredo para compor esse estilo sem errar é misturar algumas peças consideradas retrô com peças atuais, agregando uma identidade exclusiva ao visual de quem optar pelo estilo.


Moda Estilo Vintage
Aqui vão algumas dicas para você se aventurar no mundo vintage:
•Para fazer compras em brechós é necessário tempo e paciência. Diferente do shopping (que tem a vitrine toda preparada com looks montados), em uma loja de segunda mão você tem que ter paciência para encontrar aqueles “achados”, ou seja você vai vasculhar em tudo.
•Procure sempre qualidade, mesmo em brechós. Alguns defeitos e desgastes podem ser ignorados, afinal, é necessário lembrar que aquelas peças já foram usadas…
•Sempre prove tudo. Não confie no tamanho descrito na peça. As medidas e os tamanhos mudam conforme as décadas e nada melhor do que ver a peça no corpo.
•Peças que precisam de consertos ou reformas são arriscadas. Além de resultado mini questionável, podem custar bem mais que o preço da peça.
•Procure não leve nada com manchas.
•Sempre lave a peça antes de usar.

•Botões e aviamentos originais também são importantes. Adaptar a peça com botões modernos pode mudar totalmente a cara da roupa, sempre procure acessórios como óculos, colares, bolsas e aviamentos, você pode transformar um look somente com eles.
Lembre de comprar peças legais e que combinem com seu estilo, uma peça retrô de cada vez fica ótimo sem parecer forçado, o legal é misturar estilos, épocas e compor um look diferente e que seja a sua cara!

2 comentários :

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...