CUIDE DO VISUAL E APRENDA DE UMA VEZ A FAZER A BARBA
Fazer a barba pode parecer para alguns homens um momento de relaxamento e para outros um momento de tortura. Alguns aprenderam à custa de corte, pelos encravados e corte mal feitos. Para um barbear benfeito não basta apenas uma lâmina e água. O ato de barbear é algo agressivo para a pele, por isso requer certos cuidados e chega a ser um ritual, onde se deve preparar o rosto para o corte dos pelos, a forma de fazer e depois cuidados para deixar a pele macia e se recompor. É importante antes de tudo, reconhecer o tipo de pele do seu rosto tem e que tipo de produto ideal deve se usar. Que pode ser seca, oleosa, mista e normal.
A pele seca apresenta pouco brilho e pouca elasticidade. Como é mais fina requer maiores cuidados para evitar irritações. Para esse tipo de pele o ideal são produtos mais densos e que ajudem na hidratação. No caso da pele oleosa, o aspecto é o oposto, onde a pele brilhante tende a ser mais propícia à cravos e espinhas. Sendo assim o ideal são produtos em gel, que não apresentem óleo na fórmula. Já a pele mista, a mais comum, apresenta brilho na chamada "zona T" (testa, nariz e queixo), deixando o restante do rosto com aspecto seco. Para esse tipo de pele o ideal são os produtos que contém óleo para as partes secas do rosto. Por fim, a pele normal, que tem uma composição mais equilibrada, abertura dos poros quase imperceptível e sempre suave. Para peles normais o ideal é o uso de colônias suaves.
Você sabia que o horário também influencia no resultado final? Pois é, por isso der preferência para se barbear após o banho, pois além da pele estar limpa. É necessário começar umedecendo um pouco o rosto, se possível com água morna, podendo usar uma toalha umedecida. O calor dilata os poros e amolece os pêlos, facilitando na hora do barbear. Uma coisa é certa, para um barbear perfeito é importante a escolha dos produtos corretos para cada tipo de pele, que podem ser encontrados na forma de mousse, creme ou gel. (Nunca use espuma de sabonete. Pois irritam a pele) Tome como exemplo a espuma de barbear, temos os tipos mousse, gel ou creme. O primeiro é mais indicado para os homens com peles oleosas, enquanto os outros dois são ótimos para os que apresentam pele normal e seca.
É importante lembrar que ao passar o produto, é necessário esperar alguns minutos antes de começar o barbear, fazendo com que os componentes possam começar a fazer efeito. Seja qual for o produto escolhido, é importante que ele seja aplicado em boa quantidade e espalhado como se você estivesse massageando o rosto.
Você pode escolher entre lâmina ou um barbeador elétrico. Se escolher lâmina, deve ter atenção redobrada, pois é importante que ela esteja em bom estado. Utilize lâminas novas, pois elas cortam melhor e provocam menos ferimentos. Por isso, em caso de aparelhos descartáveis o indicado é usar apenas em três vezes. O melhor tipo de instrumento para barbear é aquele que se adapta melhor à sua pele, tipo de barba e habilidade.
A forma mais indicada é passar a lâmina no sentido do crescimento do pêlo. Comece pelas áreas com pêlos mais macios, como as faces do rosto e o pescoço. Tome cuidado com o barbear feito no sentido contrário dos pelos, em caso de peles muito sensíveis, isso pode causar um tipo de inflamação muito comum que é a foliculite. Um dos problemas mais comuns são as irritações decorrentes dos machucados da lâmina, o ressecamento da pele e a pseudofoliculite (pêlos encravados), comum em homens de barba cerrada ou pêlos muito crespos.
Os pêlos crespos são um problema, pois às vezes costumam se retorcer e penetrar novamente na pele durante o crescimento, causando inflamação da derme dois ou três dias após o barbear, e homens com a pele muito sensível também sofrem com os efeitos da lâmina. Muitos homens têm reações de vermelhidão, irritações e sensação de desconforto em algumas áreas, como o pescoço. Nesses casos o ideal é o uso de um sabonete anticéptico antes do início do barbear. Por isso é importante combinar a tarefa de fazer a barba com o hábito de tratar a pele. Além de garantir a boa aparência, você estará cuidando da saúde e do seu bem-estar. Os movimentos circulares ajudam a amaciar a pele e facilitam a retirada dos pêlos. O uso de bálsamos e loções pós-barba.
Uma boa opção é o Gel Após Barba, que além de hidratar sem deixar a pele oleosa e proporcionar uma sensação de frescor, reduz irritações e vermelhidões comuns ao barbear e inibe a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Esses produtos têm efeito suavizante e conferem à pele uma sensação de limpeza e frescor muito agradável. Eles também restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas. Por tanto ao terminar o barbear, enxágue o rosto com água fria, isso ajudará a fechar os poros e vai aliviar o ardor.
Escolha um pós-barba que hidrate e higienize a pele. Evite os que contêm muito álcool, pois ressecam a pele. Prefira os que têm mentol, que são mais refrescantes. Uma dica importante é dar um tempo antes de passar o pós-barba, assim você deixará a pele se recuperar. Durante o fim de semana, dê um descanso para o seu rosto.
Afinal, lembre-se que numa pesquisa feita pela revista NOVA, 44% das leitoras declararam preferir homens sem barba. E 42% acham barba por fazer algo sexy. Porém, nosso pêlo facial cresce, em média, 64 milímetros por mês. Agora faça a conta ao longo dos anos...
Fontes:
- Revista Mens Health
- Revista PLAYBOY
- Site Natura
- Clínica Medclin Instituto da Pele
Gostaram das dicas, rapazes?
Quero agradecer ao André Porto da Revista Mensch por essas dicas super úteis! Volte mais vezes!
Patrícia, foi um prazer poder participar e contribuir com os leitores com nossas dicas. Obrigado pela oportunidade. Beijos
ResponderExcluirO prazer foi meu!!!bjs
ResponderExcluir