quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Exposição revela influência do século 18 na alta-costura

Se você vai passar por Paris até 09.10, uma boa dica é a expo Le XVIIIe au goût du jour. Organizada pelo Musée Galliéra (Museu da Moda da Cidade de Paris, atualmente em reforma), a exposição revela a influência do século 18 nas coleções de alta-costura contemporâneas. São 65 modelos entre peças de época e looks de coleções atuais, dividos em 13 salões do Grand Trianon – anexo do Castelo de Versalhes e antiga residência de Madame de Pompadour.


Entre os criadores recentes, nomes de peso como Pierre Balmain, Christian Dior, Olivier Theyskens, Yohji Yamamoto, Nicolas Ghesquière, Chanel por Karl Lagerfeld, Azzedine Alaïa, Martin Margiela, Thierry Mugler, Christian Lacroix e Vivienne Westwood.

Olivier Seillard, curador da exposição revelou: "Em uma de nossas colaborações, Christian Lacroix me disse que o que mais gostava do século dezoito eram as reinterpretações feitas em outros períodos e sob outros prismas. Assim, a exposição foi construida como se o século 18 se olhasse num espelho voltado para o futuro".


Ao longo da mostra, o visitante pode constatar a enorme influência do século 18 no imaginário dos estilistas contemporâneos. Em alguns casos, como o de Christian Lacroix, chega a ser difícil distinguir qual é a peça de época, em um primeiro olhar. A exposição permite também relembrar paralelos entre o trabalho de estilistas, como as semelhanças notáveis entre as criações de Christian Lacroix e Vivienne Westwood no período 1991-1996.

Além dos grandes nomes presentes, a exposição é ainda uma bela oportunidade de ver de perto o trabalho incomparável dos ateliês de alta- costura. “Acho que a identidade da alta-costura de hoje é constituída de uma nostalgia permanente do século 18 na França”, analisa Olivier Seillard. Para quem gosta de moda a mostra é uma verdadeira aula e também uma maneira de apreciar como a alta-costura se une ao patrimônio arquitetônico francês num conjunto simplesmente fascinante e imperdível!

Le XVIIIe au goût du jour
Château de Versailles – Grand Trianon
Place d’armes 78000 Versailles/ Tel : 01 30 84 74 00
http://chateauversailles.fr
de terça a domingo, das 12h às 18h30
Acessível com o bilhete Passeport (18 €)
/ Châteaux de Trianon et Domaine de Marie-Antoinette (10 €)

Um comentário :

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...