terça-feira, 4 de setembro de 2012

Visita ao Instituto Ricardo Brennand em Recife

Um dos melhores passeios que já fiz em Recife, foi conhecer o Museu de Armas Castelo São João que foi criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte provenientes da Europa, Ásia, América e África, e de épocas diferentes (entre os séculos XV e XXI). 

As obras estão reunidas em coleções de Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura, Mobiliário e de Pintura (brasileira e estrangeira), e ainda possue a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post.
O Instituto Ricardo Brennand também tem uma biblioteca, com especializada em História do período Brasil-holandês que está em fase final de construção, fazendo parte do conjunto arquitetônico da Pinacoteca, ocupando uma área de 274 m2.
Ela foi projetada para reunir mais de cem mil volumes, mas atualmente tem um acervo próximo dos 20.000 itens: entre livros, opúsculos, periódicos, partituras, discos, fotografias, álbuns iconográficos e obras raras, em fase inicial de processamento.
O público poderá encontrar obras de grande interesse histórico, cultural e artístico que fazem parte de coleções particulares de seu fundador e colecionador Ricardo Brennand, de José Antônio Gonsalves de Mello, pesquisador pernambucano do período Brasil-holandês e autor de “Tempo dos Flamengos”; de Edson Nery da Fonseca, professor, documentalista e escritor especialista em assuntos gilbertianos (Gilberto Freyre) e de Pe. Jaime Cavalcanti Diniz, musicólogo e estudioso do período colonial.
A coleção de Obras Raras abriga obras dos século XVI ao XX, dificilmente encontradas em outras bibliotecas ou arquivos e importantes para pesquisa histórica, artística, cultural, política, de costumes e história natural. O tema principal dessa coleção são livros sobre o Brasil, escritos por viajantes dos séculos XVII ao XIX, e nos períodos colonial e imperial.


A pinacoteca do IRB foi inaugurada em setembro de 2002 colocando Pernambuco no roteiro das grandes exposições Nacionais e Internacionais. Com 1200 m², o salão expositivo tem capacidade de receber até duas mostras simultaneamente e conta com equipamentos de alta tecnologia para preservação de umidade, temperatura, luminosidade e segurança.
A Pinacoteca do IRB é composta por foyer, auditório, banheiros, reserva técnica, loja, cafeteria, biblioteca e sala do conselho (reservada para eventos). Esse é um passeio imperdível!!!


Horário: terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$ 15,00 (inteira)
R$  5,00 (Estudantes, Professores e Idosos acima de 60 anos com documentação comprobatória). Obs. Crianças até 7 anos gratuito.
Telefones: [81] 2121.0352/0365 



Meu Look...
Para este passeio cultural, escolhi um look bem colorido. Na produção usei um vestido tomara-que-caia estampado, que já havia usado antes, mas desta vez, resolvi acrescentar um blazer branco. Para os acessórios optei por bracelete dourado, rasteirinha e cinto estilo navy. Gostaram?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...