segunda-feira, 29 de abril de 2013

DFB 2013: Entrevista com Ivanildo Nunes

O estilista Ivanildo Nunes que participou da edição deste ano do Dragão Fashion, fazendo um enorme sucesso com sua coleção inspirada nas imagens do sertão, onde apresentou uma releitura delicada dos tons e texturas do Nordeste. 
 No desfile foi possível ver looks que lembravam por exemplo, o nascer do sol que foi usado pela modelo Paula Dávila (que também é a face na comunicação da edição 2013 do DFB). Outro destaque, foram os cipós retorcidos que viraram pedrarias e galões dando a impressão de “rastejar” sob a pele das modelos bem como o orvalho transmutado em pérolas. 

A coleção leve, mas muito sofisticada, mostrou a evolução e a maturidade no trabalho de Ivanildo Nunes, conhecido pelas texturas em cima dos tecidos. E como, o nosso blog em parceria com o estilista, resolvi conversar com Ivanildo para saber mais detalhes da coleção e de seu trabalho que sou fã e vem ganhando cada vez mais destaque na moda cearense. Confira:
PATRICIA PORTO – Como surgiu a inspiração e como foi o processo criativo  da coleção desfilada no dragão?
IVANILDO NUNES – Ela começou em um concurso têxtil que estava homenageando Luiz Gonzaga, e eu participei do processo de seleção dos candidatos, e vendo todas aquelas imagens, principalmente as do sertão, que tem tudo haver com  Luiz Gonzaga, começei a criar esta coleção. Mas, as coleções do concurso retratavam fielmente o sertão, e a minha ideia não era essa. Era valorizar as imagens do sertão, o sonho sertanejo, mas de uma forma glamourosa, trazendo para a passarela um artesanato sofisticado, como eu gosto de fazer. Por isso, eu usei as perólas. Nós temo aqui no Ceará bordadeiras de pedras com um potencial incrível, mas os grandes estilistas que usam pedrarias usam trabalhos feitos em Minas. As pessoas não sabem mas, em Messejana, Maranguape, Caucaia existem grandes bordadeiras para este tipo de trabalho. A coleção foi inspirada nas belezas e sonhos do sertão e não, na probreza e nas formas tradicionais, que eu não gosto muito!
PP – E por quê, essa cartela de cores?
IN – Por exemplo,  nós temos um narcer do sol muito forte, então usei aquele laranja incandescente, para chocar e chamar atenção. Mas, em seguida apresentei um preto para lembrar o anoitecer, as rachaduras, entre outros. As perólas das roupas representavam as estrelas e ao pontos de luz so sertão. Procurei trazer uma imagem poética. Também, trouxe o orvalho da noite, a chuva não vem, mas tem o orvalho. Daí o verde, rosa seco, amarelo que são tons que estão presentes no imaginário do sertanejo. Que na realidade é o sonho da chuva!!
PP – Como foi escolhida a beleza do desfile?
IN – Para valorizar toda a beleza das imagens dos vestidos, procuramos uma beleza mais limpa, usando apenas uma pele bonita e cores clarinhas, mas para deixar o look glamouroso colocamos um “chanel”. Esse corte que sempre deixa a mulher mais sofisticada, ajuda a levar uma imagem de sonho e não a da pobreza do sertanejo.
PP -  Quem é a mulher que usa Ivanildo?
IN – Todas as vezes que uma cliente chega no atelier, ela pede algo diferente. Claro, que dentro da tradição cearense, esse diferente muitas vezes é igual. Então, eu procuro criar algo diferente, mas que essa mulher não sinta violentada por usar algo que não goste! Eu repeito o estilo dela, mas procuro inovar sempre através da modelagem, da forma de construir o artesanato deixando a roupa mais original e exclusiva. A minha cliente não quer vestir algo que tenha em todas as lojas, ela que algo exclusivo.
PP – Quais os rumos da griffe Ivanildo Nunes?
IN – Hoje, nós sentimos que cada vez mais pessoas querem vestir Ivanildo. Então, não queremos deixar de lado essa mulher que quer vestir a nossa marca, mas que muitas vezes não pode pagar. Daí, a nossa meta para 2013 é criar uma coleção Prét-à-Porter, com um diferencial, só vai existir uma peça de cada modelo. Ele é Prét-à-Porter porque está pronto para levar, mas você não encontra outro igual na arara. Mesmo assim, ele é mais barato que o feito sob medida, porque não precisamos fazer todos os ajustes que o vestido feito de acordo com o corpo da cliente precisa, o que aumenta o valor desse vestido.

Imagens: DF House e Vanadilma Fernandes

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...