segunda-feira, 6 de maio de 2013

Etiqueta em reuniões de trabalho

As regras de etiqueta estão cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho, pois conhecer certas regras de etiqueta ajuda a sua imagem e abre portas na empresa. Você pode não perceber que estar sendo grosso com os colegas de trabalho, então tenha alguns cuidados, tais como:
  • Não se sente sem que o chamem para isso. E sempre espere que  indiquem o lugar que você ocupará. Caso isso não aconteça, nunca se acomode nos extremos da mesa, geralmente esse lugar é reservado para quem irá conduzir a reunião. Além disso, não escolha uma cadeira tão perto de quem presidirá o encontro, pois estes lugares costumam ser reservados para as pessoas mais importantes no local.
  • Sorria e seja participativo, não fique nem eufórico demais, nem mudo demais. Não queira falar sozinho, e preste atenção no que os outros dizem. A participação dos outros não é algo para você diminuir, ignorar ou menosprezar para se projetar. Faça comentários positivos com o objetivo de cooperar. Quando houver um fora, seu ou de outros, ajude a "tirar por menos."
  • Evite fazer barulho ao chegar na sala de reunião. 
  • Não abuse de sua posição para falar mais. Todos devem ser amáveis uns com os outros, de forma mais formal, mas sempre cordial. 
  • Fale pouco e de forma objetiva. Jamais, jamais faça "gracinhas", gozações sobre o que quer que seja. E mesmo que peçam para falar francamente isto não significa ser grosseiro, nem falar palavrão, ou dar demonstrações de machismo e/ou racismo, etc. Procure sempre ao falar, ter consideração pelos demais e pelos seus sentimentos. 
  • Demonstre interesse pelo que os outros dizem com sua linguagem corporal também. Prestar atenção, sinceramente ao que nos apresentam numa reunião, estimula a boa convivência, melhora as relações interpessoais e é prova de excelência profissional. 
  • Se já se passaram vinte minutos e nem sinal das pessoas que participarão desta reunião chegarem, diga a quem vai presidir a reunião, que você tem um compromisso em seguida e não pode se atrasar de forma alguma e que por isso terá que sair no horário pré-estabelecido. Quando chegar o horário de ir embora, acene discretamente e saia, sem mais explicações. Durante a reunião fique em um lugar de menor destaque ou onde não atrapalhará as pessoas quando sair.
  • Existem assuntos que só devem ser tratados pelas partes interessadas e, nunca, em meio a uma reunião, como por exemplo, salários e problemas pessoais. 
Outras dicas:
  1. Seja pontual.
  2. Desligue o celular, ou no máximo coloque-o no modo reunião e saia discretamente para atendê-lo fora da sala de reunião. Mas, se sua ausência vai parar a reunião, peça para continuarem ou não atenda o celular.
  3. A reunião deve ser a sua prioridade sobre outras interrupções. Mas, se alguém de cerimônia chegou e sua recepcionista lhe passou o recado, peça licença, diga que está numa reunião e que irá ligar para marcar uma hora melhor. Se não for tão urgente ou formal a situação deixe sua secretária atender a visita ou telefonema e continue a reunião. 
  4. Não force a barra para "aparecer".
  5. A melhor hora para apresentar ideias inovadoras é no início da reunião, pois o cansaço pode impedir que sejam apreciadas.
  6. Sempre apresente-se apropriadamente vestido.
  7. Evite comer durante reuniões.
  8. Aqui valem às regras da mesa de jantar: só nos sentamos depois do "dono da casa" ou depois de nos indicarem o nosso lugar, ou se for uma reunião mais informal nos sentamos quando todos já estão posicionados em seus lugares e sentamos praticamente juntos.Em reuniões de trabalho um assistente pode indicar o seu lugar à mesa. 
  9. O protocolo deixa os lugares perto do chefe para as pessoas de maior destaque como convidados, palestrantes, clientes, por isso não se sente aí a menos que lhe seja indicado. 
  10. O ideal é que fique na reunião o tempo todo, de modo participativo, sem balançar as pernas com impaciência, sem atender o celular.
Estruture a sua apresentação, procurando motivos, possíveis erros e soluções, para que a ideia não fique solta. Depois da apresentação, mesmo que a ideia não tenha sido aceita, conclua de forma gentil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...