quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sebrae leva Atelier Criativo à Casa Cor Ceará 2013

O espaço contará com uma exposição da coleção Cariri, Moda e Paixão. Além disso, haverá uma programação especial de encontros semanais com várias temáticas

A proposta do Sebrae para a edição 2013 da Casa Cor Ceará, que segue até o dia 26 de novembro, em Fortaleza, é inovadora. O ambiente projetado pela arquiteta Brenda Rolim abrigará a coleção Cariri, Moda e Paixão, resultado de um trabalho de cinco meses do projeto Atelier Criativo Sebrae, realizado na região do Cariri, que envolve a indústria da moda e o artesanato, tendo o design e a sustentabilidade como elo.  

O Atelier Criativo Cariri teve como ponto de partida os resíduos das empresas da indústria da moda da região que foram transformados pelos artesãos em aviamentos e retornaram às indústrias como insumos do processo produtivo de roupas, lingeries, calçados, bolsas e joias. São pequenas flores, fuxicos e aplicações, entre outros, que recriam produtos de moda, com design e sustentabilidade, gerando ocupação, renda e desenvolvimento para a região e para o Estado.

O projeto, segundo a coordenadora da ação e analista do Sebrae, Diva Mercedes, coloca o design como fio condutor entre a indústria da moda e o artesanato, propondo um intercâmbio de saberes e fazeres para o entendimento e a valorização da cultura e local. “O Atelier Criativo Sebrae usa a criatividade e a inovação para estimular o exercício da sustentabilidade. Isso tem como resultado, além de novos produtos, a ampliação dos horizontes dos empreendedores, comprovando que a parceria entre artesanato e indústria da moda é possível”, destaca.

O resultado desse trabalho gerou uma coleção que recebeu o nome de Cariri, Moda e Paixão. Criada a várias mãos e costurada com muito trabalho e dedicação, de junho a setembro de 2013, a coleção possui vários elementos, como o preciosismo do crochê da Associação dos Artesãos do Crato (ACA), a sutileza das flores e fuxicos da Associação de Artesanato do Município do Barro (ARTEMB), a habilidade do trabalho em couro da Associação do Couro (ASSOCICOURO), a sensualidade da lingerie de CIMMARA, a sofisticação das bolsas e calçados da SAGIAN, a singeleza da moda infantil de ELIENE LINO, a delicadeza dos calçados infantis de DONNA MOÇA, a moda sob medida de Mark Greiner e a criatividade das jóias assinadas pelos alunos do curso de Design de Produtos da Universidade Federal do Cariri.

Para o consultor Mark Greiner, responsável pela direção criativa do projeto, o Atelier Criativo é um espaço questionador, onde as heranças e tradições culturais estão inseridas nos diálogos da moda contemporânea brasileira. “A partir da afetividade e do orgulho, presentes no produto feito à mão, resignificamos nossa produção em prol de um consumo mais consciente e pela valoração do ser humano”, afirma.

Programação
Além da exposição, o Sebrae marcará presença na Casa Cor Ceará 2013 com uma programação especial de encontros semanais. Nos dias 30 de outubro e 06 e 13 de novembro, sempre às 19h, serão realizadas palestras sobre o Cariri, design e artesanato. Os encontros acontecerão no espaço Atelier Criativo Sebrae e são restritos a convidados.

Prêmio
O empreendedorismo se faz presente também no Prêmio Casa Cor Ceará 2013. O Sebrae irá premiar, em parceria com a organização do evento, profissionais participantes da mostra Casa Cor Ceará 2013 na categoria Escritório Empreendedor. O objetivo é identificar o potencial competitivo do ponto de vista empresarial dos escritórios de arquitetura e design participantes da Casa Cor Ceará 2013.

O critério de avaliação será o nível de gestão empresarial do escritório, analisando indicadores como estratégias de negócio, informação e conhecimento gerencial, clientes, processos, liderança, gestão de pessoas e sociedade. A seleção dos participantes foi feita por meio de levantamento de informações sobre a empresa e entrevista presencial realizada por um consultor da área de gestão.  

Todos os participantes da avaliação receberão uma visita final do consultor do Sebrae com um diagnóstico da situação da empresa e sugestões de melhoria empresarial.  Receberão o “Certificado Sebrae Escritório Empreendedor” os três selecionados que obtiverem maior pontuação nos critérios de avaliação do prêmio.

Programação
- Dia 30/10
Palestra: Preview Design Jóias e Bijuterias - IBGM
Palestrante: Regina Machado
Horário: 19h

- Dia 06/11
Palestra Cariri Revista: o Cariri que revelamos.
Palestrante: Isabela Bezerra, Renato Fernandes e Tuty Osório.
Horário: 19h

- Dia 13/11
Palestra: Design e Artesanato
Palestrante: Adélia Borges
Horário: 19h
  
Assessoria de Imprensa Sebrae/CE
3255-6609 ou 3255-6820

Entrevistas: Diva Mercedes, analista do Sebrae 9117-8011

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...