sábado, 16 de março de 2013

Etiqueta no Trabalho

Esta semana fiz mais uma gravação para o programa Estilo e você, e a pauta desta semana foi etiqueta no trabalho. Então, resolvi fazer um post com todas as dicas que apresentei, confira!
Muita gente não sabe, mas, o sucesso no mercado de trabalho vai além do desenvolvimento das capacidades técnicas e profissionais, existe um pré-requisito básico que pode dá uma guinada na sua carreira, são as habilidades sociais. A etiqueta no trabalho vai além de saber se vestir bem e ser pontual. O protocolo ajuda a proteger a sua reputação e a da empresa.

É importante lembrar que a vida profissional exige um comportamento correto em várias situações e que disso pode depender o seu emprego! Portanto, por mais liberal que seja o seu ambiente de trabalho, existem normas de comportamento que não devem ser quebradas, para não correr o risco de queimar seu filme diante dos seus colegas e, até mesmo ser demitido.
Muitos acham que bater longos papos ao telefone com a melhor amiga, brincar com os colegas, usar minissaia no calor e fazer um lanchinho no meio da tarde, são hábitos inofensivos, não? Nem sempre, principalmente quando o lugar escolhido é a empresa que você trabalha. E como a maioria de nós passa grande parte do dia nesse tipo de ambiente, é natural que a informalidade tome conta das situações e acabe nos fazendo esquecer dessas tal regrinhas básicas, cuja a função também é levar qualidade para os serviços e produtos da empresa. E quando você se adéqua a elas, mostra que está comprometido e preparado para o mercado de trabalho.

Agora, para evitar problemas na nossa rotina de trabalho, vamos conhecer alguns tipos grosseiros que estão sempre presentes em qualquer empresa:

A cheirosa

As mulheres costumam se encaixar nesse tipo! São aquelas que se entopem daquele perfume francês caríssimo e avisam sobre sua chegada muito antes de elas colocarem os pés no escritório! O contrário ou seja, pessoas com pouco higiene pessoal também é terrível!


O mala-sem-alça

Aquele com astral de urubu, que sempre está dizendo que não vai dá certo e que adora dá notícias ruins!

O Sr. Testosterona

Metido a galã e canta todo mundo no escritório!

O nervosinho
Perde a calma com facilidade, não tem paciência com ninguém, mas quer que todos entendam seus problemas.
 
Se você se identificou com algum desses tipos, cuidado! Além disso, também é considerado falta de etiqueta no trabalho:
  • Falar e escrever errado, pois mostra o seu despreparo profissional;
  • Fazer refeições na mesa de trabalho;
  • Usar o telefone fixo para assuntos pessoais;
  • Deixar o celular  tocando desesperadamente durante o expediente, principalmente com aqueles toques extravagantes;
  • Fazer piadas, fofocas, contar segredos ou ficar falando de assuntos íntimos com todo mundo;
  • Ser flagrado por câmeras de segurança fazendo algo que não é permitido;
  • Não saber trabalhar em equipe.
  • Saiba usar e-mail, não mande piadas, correntes e simpatias para seus contatos!  Responda todos eles em até 48hs. Em relação as redes sociais, evite postagens que possam comprometer sua imagem e não passe o dia todo perturbando seus amigos com conversas vazias!  
Não esqueçam que para o seu crescimento profissional, não é só fazer cursos é necessário saber se relacionar com as pessoas!
 
E aí, gostaram das dicas?

Um comentário :

  1. nossa, adorei as dicas e realmente temos que tomar cuidado com a etiqueta no trabalho mesmo!!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

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